logotipo museu de penafiel
segundo domingo do mês, entre as 15h00 e as 18h00

O programa mensal dos Domingos da Nossa Terra é um projeto que conjuga o património cultural e o património gastronómico do Município de Penafiel e da região do Vale do Sousa.

Para saborear a cultura, esta iniciativa conta com o apoio da Cooperativa Agrícola de Penafiel, e pretende captar novos públicos para o Museu, criando igualmente novos hábitos de visita e de fruição deste espaço de excelência, promovendo também os produtos da loja Da Nossa Terra, integrada na loja do Museu.
Estas tardes de domingo são sempre animadas por atividades culturais muito diversificadas, que passam pela música, pelo teatro, a poesia, realização de workshops temáticos, de tertúlias, etc., diferentes todos os meses.

Para o efeito, o Museu Municipal conta com a colaboração de diversas entidades locais e de jovens artistas que desde logo abraçaram o projeto, consubstanciando esta iniciativa uma ótima oportunidade de divulgação do trabalho destes parceiros em prol do desenvolvimento cultural da comunidade penafidelense. Nesse sentido, todos os meses o Museu Municipal disponibiliza à comunidade local e aos seus visitantes o bar e o jardim do Auditório, que se pretendem afirmar como espaços privilegiados de convívio e de lazer, onde o público tem ao dispor uma variada oferta de produtos locais para um lanche prazenteiro, fomentando-se igualmente a divulgação dos agentes culturais e dos produtores locais.