logotipo museu de penafiel
último domingo
do mês, entre as 15h00 e as 18h00

O programa mensal Ao Domingo no Museu é um projeto educativo especialmente destinado às famílias, que conjuga a divulgação do acervo do Museu e a promoção das relações interpessoais e intergeracionais. Com o objetivo de desenvolver hábitos de visita e fidelização do público, este programa visa disponibilizar aos visitantes em geral e às famílias em particular as atividades do Serviço Educativo que habitualmente se realizam para os grupos escolares ou apenas mediante marcação prévia.

Assim, em torno do objeto do mês, são concebidos e preparados ateliers de exploração pedagógica
que, de forma lúdica e divertida, são desenvolvidos em conjunto pelas crianças e pelos seus familiares, apenas com o apoio dos monitores do Museu que orientam a atividade.

Nesse sentido, todos os meses o Museu Municipal disponibiliza à comunidade local e aos seus visitantes a sala do Serviço Educativo e todos os materiais necessários à realização destas oficinas, pretendendo-se afirmar como um espaço privilegiado de partilha e de lazer, onde as famílias têm a oportunidade de interagir com as suas crianças e entre si, fomentando-se o fortalecimento dos laços familiares e emocionais em torno do património e da cultura.