logotipo museu de penafiel
Fundado a 17 de abril de 1948, resultante da tenacidade de Abílio Miranda, o Museu Municipal assumiu uma abrangente ação plurifuncional

Partilhando o palacete do Barão do Calvário com os serviços do Tribunal e Biblioteca aí instalados, situado na cave desta, o então Museu de Arte, Arqueologia e Etnografia ali se manteve durante mais de quatro décadas, contando com o valioso contributo e empenho pessoal dos seus responsáveis, nomeadamente Ângelo Pimentel e Joaquim José Mendes e à determinação da única funcionária.

replica rolex

Será no pós 25 de abril, logo no verão de 1974, que o Museu vai beneficiar da retoma das escavações arqueológicas no Castro de Monte Mozinho, então dirigidas por Carlos Alberto Ferreira de Almeida, que vieram trazer uma nova dinâmica à investigação do património e da história local, direcionando toda uma geração de jovens investigadores, nacionais e estrangeiros, para o território penafidelense.
De entre estes destaca-se Teresa Soeiro, que viria a ser Diretora da Biblioteca-Museu a partir do início da década de 80 do século XX, mantendo-se no cargo até final de 2007. Em 1990 a Biblioteca-Museu transfere-se provisoriamente para um espaço polivalente da Câmara, onde este último ficou instalado até 2008.
O Museu vai finalmente constituir-se como serviço municipal dotado de uma equipa técnica qualificada e paulatinamente ampliada, ligando-se à ação museológica nacional, procurando melhorar as práticas museológicas e expandindo a sua ação, esforço institucionalmente reconhecido através da integração do Museu Municipal de Penafiel na Rede Portuguesa de Museus em 18 de maio de 2003 .
As obras de construção das novas instalações do Museu apenas tiveram início em 2005 cumprindo um projeto da autoria de Fernando e José Bernardo Távora. A ampliação do antigo Colégio do Carmo através da construção de seis novos corpos, cinco dos quais destinados a área expositiva e um novo volume destinado ao Serviço Educativo, gabinetes de trabalho e áreas de Reserva, veio, em março de 2009, concretizar a promessa, já com mais de uma década de dar uma nova casa a este velho Museu.