logotipo museu de penafiel
Com periodicidade bimestral, o Pelouro da Cultura, através do Museu Municipal, disponibiliza à comunidade local e aos seus visitantes o contacto regular com a atividade teatral desenvolvida em Penafiel e no Vale do Sousa

"Em cena no Museu" é um projeto que convida os grupos de teatro do Município e da região a ocuparem, de dois em dois meses, a exposição permanente do Museu de Penafiel como espaço cénico. O programa, juntamente com a coleção, assumem assim dupla importância na interação do teatro com a identidade cultural local, e das pessoas como sujeitos históricos da sociedade à qual pertencem, visando despertar o interesse e a curiosidade do público pelo universo artístico em que se integra e pelo património da região, promovendo-se simultaneamente o desenvolvimento cultural da comunidade.

Este projecto conta já com a colaboração de vários grupos de teatro de Penafiel,
nomeadamente dos "comoDEantes", sediados na aldeia preservada de Quintandona, do Teatro do Carmo Artes, da cidade de Penafiel, do Teatro de Villa Molinos, de Rio de Moinhos, do grupo "O bando de pardais", da freguesia de Canelas, do grupo "CarpeDiem, de São Martinho de Recesinhos, do Grupo de Teatro Amador de S. Vicente e ainda do Grupo de Teatro de Novelas. Para além destes, colaboram também nesta iniciativa outros grupos de teatro da região do Vale do Sousa promovendo-se assim uma itinerância regional mais alargada e o contacto com outras estruturas culturais e associativas.