logotipo museu de penafiel
Museu Sobre Rodas

Programa que pretende divulgar as coleções do museu, promover o património do Município e facilitar o acesso à cultura abrangendo públicos que, por diversas circunstâncias, não conseguem visitar o núcleo-sede e usufruir das atividades de exploração pedagógica disponíveis, deslocando-se por isso o Museu até eles.

Este programa itinerante, destina-se a Instituições Particulares de Solidariedade Social, a Associações de Desenvolvimento locais e outras instituições de apoio social de frequência gratuita e sem fins lucrativos, localizadas na área geográfica e administrativa do Município de Penafiel que dele queiram usufruir.

Ficam, contudo, excluídas deste programa as instituições que possuam meio de transporte próprio e/ou as instituições cuja proximidade permita que a deslocação ao Museu Municipal se realize sem necessidade de utilização de meio de transporte, nomeadamente as que se localizam dentro do perímetro urbano da cidade de Penafiel.

As atividades disponíveis estão sujeitas a marcação prévia, que deverá ser efetuada no Museu Municipal e agendada mediante a disponibilidade do Serviço Educativo, e realizam-se para grupos com um mínimo de 15 elementos. A disponibilização da atividade só será possível uma vez em cada ano civil por cada grupo de utentes abrangido.

As atividades disponibilizadas neste programa são dinamizadas pelos técnicos do Museu Municipal nos dias úteis, das 9h30 às 12h30, e das 14h30 às 17h30, e têm o custo de 2€ por participante, conforme taxa estabelecida no nº 9 do artigo 16º do Regulamento do Museu Municipal de Penafiel, devendo a instituição requerente fornecer os materiais consumíveis necessários, a indicar pelo Museu, conforme a atividade escolhida.

As ações de exploração pedagógica disponibilizadas para o programa “Museu Sobre Rodas" podem ser agrupadas, realizando-se uma ou duas atividades em simultâneo, sendo adaptadas de acordo com as características e especificidades de cada grupo.