Pedra de ardósia ou lousa, (rocha metamórfica de grão muito fino, de cor cinzenta) retangular encaixilhada ou emoldurada com madeira.
A medalha apresenta, numa das faces, Nossa Senhora da Piedade sentada com o corpo de Jesus, descido da cruz, pousado no colo. Na outra, exibe Nossa Senhora das Dores também sentada, com sete espadas espetadas no coração. Na parte superior, uma argola permitia suspender a medalha num fio. Apresentava alguma deterioração do metal pelo que foi alvo de tratamento de conservação no laboratório do Museu D. Diogo de Sousa, em Braga.
contexto de campo
Recolhida numa das dezoito sepulturas identificadas na antiga capela de Nossa Senhora das Dores ou do Hospital. Este edifício, voltado para a rua Direita, e o que se desenvolvia nas traseiras, no qual funcionou o primeiro hospital de Arrifana de Sousa, no século XV e até 1836, foram adaptados a teatro em 1844, hoje conhecido por Recreatório Paroquial. Os vestígios osteológicos que se conservavam no enterramento eram de um indivíduo inumado em decúbito dorsal, com os braços colocados sobre a bacia e as pernas esticadas e paralelas entre si. A inumação foi realizada em caixão e numa vala aberta até ao saibro, de contorno sub-retangular, com orientação Norte-Sul. Entre o espólio recolhido destacam-se um pequeno crucifixo e oito botões de cobre e marfim, seis aparentemente in situ, na zona dos joelhos, talvez pertencentes a uma indumentária masculina dos séculos XVII ou XVIII.
Parte dos resultados da escavação foram publicados pelos responsáveis, Helena Bernardo, Jorge Sampaio e Marta Borges, nas Atas do "III Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses", em 2020, sob o título “As muitas vidas de um edifício urbano: história, arqueologia e antropologia no antigo Recreatório Paroquial de Penafiel”, disponível aqui.
proveniência
Escavação arqueológica e antropológica realizada em 2018/2019, pelos técnicos do Serviço de Gestão do Património Cultural do Museu Municipal de Penafiel, no âmbito das obras de restauro do Recreatório Paroquial, edifício situado no largo da Matriz, no Centro Histórico da Cidade de Penafiel.
n. inventário
MMPNF/2024/16388
medidas
Altura: 24mm
Largura: 25mm
Espessura: 1mm
materiais
Liga de cobre