As coleções contemplam a arqueologia, a etnografia e a história local.
As coleções que integram o acervo do Museu Municipal de Penafiel, começadas a reunir no final de oitocentos, contemplam sobretudo objetos de arqueologia, etnografia e relacionados com a história local, estando aberta ao estudo e investigação.
O espólio arqueológico provém das intervenções efetuadas no concelho, sejam as relacionadas com trabalhos arqueológicos de investigação sistemática programada, achados fortuitos ou espólio resultante de trabalhos de prospeção e de arqueologia preventiva. Uma grande parte da coleção arqueológica provêm das escavações do Castro de Monte Mozinho, bem como de várias necrópoles de época romana que foram alvo de intervenção ao longo do tempo, incorporando-se regularmente espólio de diferentes sítios, cronologia e tipologia.
A Etnografia tem sido igualmente objeto de recolhas regulares com vista a completar e contextualizar coleções existentes, sendo essencialmente fruto de doações ou de ações de salvamento de bens móveis relacionados com atividades agrícolas, ofícios tradicionais, atividade piscatória, entre outros.
A coleção de história local avança com a investigação contínua e sistemática, aliada à produção e divulgação de conhecimento sobre o território, contemplando a recolha de materiais, objetos e documentação relacionada com o património histórico, material e imaterial.
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-