O Museu Municipal de Penafiel, situado em pleno centro histórico e comercial da cidade e num dos edifícios mais emblemáticos para a comunidade penafidelense.
Dependente da Câmara Municipal de Penafiel, o Museu, é, há mais de setenta e cinco anos, uma estrutura permanente, alicerce da política de planificação e gestão dos recursos culturais do município, com uma intervenção ativa na preservação e promoção de valores significantes do património móvel, imóvel e imaterial.
Constituído formalmente a 17 de abril de 1948, encontra-se instalado no palacete dos Pereira do Lago, na Rua do Paço, edifício recuperado pelos arquitetos Fernando Távora e Bernardo Távora, o Museu Municipal beneficia de uma ampla área de exposição e serviços que permitem acolher visitantes e utentes com qualidade.
O visitante poderá desfrutar neste espaço museológico das cinco salas temáticas da exposição de longa duração, dedicadas à Identidade, ao Território, à Arqueologia, aos Ofícios e à Terra e Água, onde se privilegiou um discurso expositivo claro e moderno, apoiado em diferentes níveis de informação destinados a diversos públicos, e com recurso a numerosos e inovadores suportes multimédia, onde a interação, a pedagogia e o divertimento são a linha de força.
O Museu Municipal de Penafiel é um serviço polinucleado que integra, além do núcleo sede, quatro núcleos museológicos externos, de gestão direta ou partilhada. O Castro do Monte Mozinho constitui a primeira extensão do Museu Municipal no território, numa relação desde sempre umbilical. Seguiu-se o núcleo dependente do Moinho da Ponte de Novelas, inaugurado em 2006. O ano de 2013 trouxe dois novos núcleos, o Engenho de Sebolido em abril e, em setembro, a Aldeia de Quintandona.
Tem Associação de Amigos instituída desde 1999.
Missão
É Missão do Museu Municipal de Penafiel intervir ativamente na identificação, classificação, proteção, preservação, investigação, valorização e divulgação do património cultural móvel, imóvel e imaterial do Município de Penafiel, salvaguardando-o para as futuras gerações.