16h00
Comentado por António Victorino d'Almeida e Miguel Leite
Piano e composição, Pedro Emanuel Pereira
Introdução
Com o intuito de celebrarmos e de manifestarmos ao mundo a liberdade conquistada a 25 de Abril de 1974, o pianista e compositor Pedro Emanuel Pereira, em conjunto com Miguel Leite e António Victorino d’Almeida, delineou um projeto que reflete a necessidade da busca da liberdade.
“Sons de Abril” são o eco da procura dessa liberdade. Liberdade política e social. Liberdade emocional e espiritual. Liberdade criativa e artística. Liberdade intelectual e religiosa. Liberdade de simplesmente ser.
Sinopse
Durante o período do salazarismo, desabrochou em Portugal - à semelhança do que também aconteceu em muitos outros países do Mundo - a chamada “Música de Intervenção” ou “Canção de Protesto”. Foi através desta forma de expressão artística que criadores como José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, José Mário Branco ou Lopes Graça se exprimiram para dar voz ao seu descontentamento.
Como forma de tributo para com os artistas que corajosamente se manifestaram contra o regime opressivo de Salazar, “Sons de Abril” visa enaltecer todos aqueles que arriscaram as suas vidas, fazendo uso da canção.
Num programa que inclui a presença de três compositores portugueses, a procura da liberdade e a sua relação com Portugal e com a música de intervenção portuguesa encontra-se presente nas suas obras.
Este concerto contará com Pedro Emanuel Pereira no piano e na composição, e com os comentários históricos e musicológicos de Miguel Leite e António Victorino d’Almeida.
Gratuito
Sem marcação prévia
Capacidade limitada aos lugares disponíveis, por ordem de chegada
Duração: 60 min
Informamos que serão recolhidas imagens e vídeos para efeitos de promoção e divulgação
>>>> Conheça o programa comemorativo completo clicando aqui