

15h30
A elevação de Penafiel a cidade aconteceu a 3 de março de 1770 quando D. José I, com o objetivo de desmembrar o bispado do Porto, escolheu Arrifana de Sousa (Penafiel), centro de uma das quatro comarcas eclesiásticas que o compunham, para nova sede episcopal. Foi assim que, a outrora vila de Penafiel, deu lugar à denominação de cidade de Penafiel.
Este ano, a Câmara Municipal de Penafiel volta a assinalar esta data tao especoal para os penafidelenses com várias iniciativas, a decorrer durante todo o mês de março.
O ponto alto das comemorações é o dia 3 de março (domingo), que começa logo às 9h30 com o simbólico hastear da bandeira da cidade, seguindo-se, às 11h30, a eucaristia em memória dos autarcas e funcionários falecidos, na Igreja Matriz de São Martinho, que vai ser presidida pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. Vitorino Soares.
A habitual Sessão Solene Evocativa do 254º Aniversário da Elevação de Penafiel a Cidade tem início marcado para as 15h30, no Museu Municipal. Na cerimónia vão ser atribuídas três Medalhas de Ouro do Concelho de Penafiel aos concidadãos: António Bernardo Aranha da Gama Lobo Xavier, José Fernando da Rocha Barros e Vitorino José Pereira Soares.
Por sua vez, as Medalhas de Mérito Municipais Douradas serão entregues a Ana de Oliveira Pommet, ao Grupo de Manobras dos Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa e, no ano em que se comemoram também 5 décadas do 25 de Abril, o Município de Penafiel vai também distinguir com esta Medalha dezasseis empresas penafidelenses com 50 ou mais anos de existência.
Gratuito
Sem marcação prévia
Capacidade limitada aos lugares disponíveis, por ordem de chegada
Destinatários: público em geral
Informamos que serão recolhidas imagens e vídeos para efeitos de promoção e divulgação