Estojo de escritório ou de escrivaninha composto por tinteiro, areeiro, sinete e dois abre-cartas.
O estojo de madeira, com contornos retangulares, é forrado com papel lavrado preto. Possui fechos de encaixe de metal prateado. O interior da tampa é forrado com tecido de seda branca com fita azul disposta obliquamente, apresentando ainda um autocolante da ourivesaria onde foi adquirido, com a seguinte inscrição: “OURIVESARIA/ GUIMARÃES & FAYARD/ 16 FEIRA DE S. BENTO, 17/ PROXIMO À R. DAS/ FLORES/ PORTO”. O interior da base é forrado com seda azul enrugada, onde estão colocados, em encaixes próprios, os referidos objetos.
O tinteiro era usado para conter a tinta que era utilizada na escrita com recurso a uma pena. É constituído por um recipiente de vidro transparente e incolor, de formato quadrangular, que contém vestígios de tinta. A tampa, com formato circular, apresenta um orifício vazado ao centro e enrosca no próprio recipiente.
O areeiro era usado para conter areia ou pó que era polvilhado sobre a tinta fresca para absorver o excesso de humidade, evitando os borrões. É constituído por um recipiente em vidro transparente e incolor, de formato quadrangular. A tampa, com formato circular, apresenta na face superior treze orifícios circulares vazados.
O sinete é um carimbo utilizado para lacrar documentos, cartas e outros objetos com lacre. Apresenta as iniciais do proprietário em baixo relevo, sendo elas as letras entrelaçadas 'ABF', que, quando pressionado no lacre derretido, cria um selo personalizado. O cabo possui uma forma tendencialmente elíptica, em prata fundida e gravada com motivos fitomórficos e volutas. Na extremidade, há uma cartela delimitada por uma moldura de pérolas.
O abre-cartas, de maiores dimensões, possui cabo de forma tendencialmente elíptica, em prata fundida e gravada com motivos fitomórficos e volutas. Na extremidade, apresenta uma cartela delimitada por uma moldura de pérolas. A lâmina, em metal fosco, tem uma decoração polida em coloração azul, com uma cornucópia adornada com ramos de folhagens e flores.
O abre-cartas, de menores dimensões, possui cabo de forma tendencialmente elíptica, em prata fundida e gravada com motivos fitomórficos e volutas. Na extremidade, apresenta uma cartela delimitada por uma moldura de pérolas. A lâmina é lisa e lanceolada.
n. inventário
MMPNF/1997/1658
medidas
Comprimento (máx.): 217mm
Largura (máx.): 115mm
Altura (máx.): 65mm
materiais
Madeira, seda, papel, metal, vidro e prata