
Faqueiro de brincar composto por estojo, em cartão amarelo, revestido com o mesmo material e com papel castanho relevado, imitando pele de crocodilo, no exterior.
No interior apresenta quatro tabuleiros com talheres de alumínio, em miniatura: o primeiro é constituído pela concha da sopa, espátula de servir bolos, e duas colheres escumadeiras; o segundo por doze facas; o terceiro tabuleiro doze garfos e o quarto doze colheres.
Cada talher ostenta decoração designada por “Pérola”, que consiste num rebordo ao longo de toda a extremidade do cabo preenchido com as ditas “pérolas” – semiesferas salientes, o cabo termina em ogiva. Os talheres apresentam o símbolo da marca, um trevo e a indicação do material: “ALUMINIUM”, e junto ao cabo a indicação do país de fabrico: “GERMANY”. Nas facas as referidas inscrições estão presentes na lâmina e nos restantes talheres na parte traseira do cabo.
A base do estojo ostenta uma etiqueta com a seguinte inscrição: “GRANDE/ BAZAR DO PORTO/[agjh5.30] S.TA CATARINA/192”, fazendo referência ao estabelecimento onde este objecto era comercializado.
“(…) os talheres de alumínio em miniatura - colher, garfo e faca - que se vendiam, pelo menos desde a década de cinquenta, para as crianças brincarem às casinhas. Replicam modelos conhecidos, embora o hábito de comer usando as três peças fosse apanágio apenas de alguns grupos sociais. Os exemplares a que tivemos acesso (falta a faca, mas existia) têm a decoração Pérola e eram obtidos por estampagem, nas unidades industriais que se dedicavam à louça de alumínio.” In SOEIRO, Teresa (Coord.) – A indústria do alumínio no concelho de Penafiel, Penafiel: Museu Municipal de Penafiel, 2020, (Caderno do Museu n.º 16/17), p. 116.
n. inventário
MMPNF/1997/1791
medidas
Comprimento: 160mm
Largura: 95mm
Altura: 72mm
material
Cartão, papel, alumínio