22h00
EXTENSÃO OFICIAL
MONSTRA - FESTIVAL DE ANIMAÇÃO DE LISBOA
Uma sessão repleta de filmes curtos, nacionais e internacionais recentemente premiados na Monstra, o mais importante festival de animação do país. Na 23.ª edição, a liberdade de expressão, em homenagem aos 50 anos do 25 de Abril, foi o tema transversal. Nos filmes a concurso, destaque para "Sopa Fria" da penafidelense Marta Monteiro, vencedora do galardão de Melhor Curta Portuguesa, na competição de curtas-metragens, o Prémio do Público e o Prémio Especial do Júri, na competição Vasco Granja. A extensão incluirá estreias mundiais assim como filmes que tiveram um percurso notável a nível internacional.
Lista de filmes premiados que serão exibidos:
"Páscoa" de André Ruivo, Portugal
Sinopse: Num registo autobiográfico, baseado em fatos reais, seguimos estrada fora com a família Ruivo até Castelo de Vide, palco da famosa chocalhada noturna, na Páscoa. Mas nem tudo corre como o esperado. Ou talvez sim…
[S] de Mario Radev, Reino Unido
Sinopse: [S] é uma obra de arte que expõe a vida útil do infinito. O filme mergulha num ciclo imersivo de formas orgânicas, refletindo sobre a natureza entrelaçada da vida e da arte.
"Sopa Fria" de Marta Monteiro, Portugal
Sinopse: Uma mulher vítima de violência doméstica olha para os anos em que esteve casada, recordando quão difícil foi manter-se à tona.
"Quando a Guerra Termina" de Simone Massi, Itália
Sinopse: Um mundo sem guerra é outra utopia pela qual não podemos esperar mais.
"Mee e Burd" de Greg McLeod, Reino Unido
Sinopse: Uma crise existencial pós-operatória inspira um animador a fazer um filme sobre uma crise existencial pós-operatória.
"O Retrato de Família" de Lea Vidakovic, Croácia
Sinopse: Uma tranquila tarde de domingo na casa aristocrática da família, pouco antes da queda do Império Austro-Húngaro. Andras e sua filha Zsofia são surpreendidos quando o irmão de Andras, Zoltan, invade a intimidade de sua casa, acompanhado da sua numerosa família. Uma observação social poética, sombria e um tanto humorística, na qual os laços familiares e os relacionamentos são desfeitos e dissecados em pedaços.
"A Estação Púrpura" de Clémence Bouchereau, França
Sinopse: À beira de um manguezal, um grupo de meninas vive ao ritmo do clima e dos gansos selvagens ao seu redor. Observam-se a viver e a crescer em idades distintas. Conforme o tempo passa,surgem tensões e desenvolvem-se rivalidades.
Gratuito
Sem marcação prévia
Capacidade limitada aos lugares disponíveis
2024 | Animação | 75 min (aprox.) | M/12
Assista ao trailer aqui.
Para prevenir as noites frescas do verão nortenho, traga um agasalho e uma manta, desfrute de uma sessão de cinema debaixo das estrelas no belíssimo jardim do Museu Municipal.
Informamos que serão recolhidas imagens e vídeos para efeitos de promoção e divulgação.
