Esta nova atividade educativa pretende revelar aspetos cruciais do quotidiano das primeiras comunidades agrícolas que viveram há cerca de 6000 anos no território do atual concelho de Penafiel.
Através da experimentação didática com recurso a algumas matérias-primas (essencialmente rochas e barro) e tecnologias daquela época, testar-se-ão aspetos relacionados com a interação humana sobre a paisagem e com a exploração dos seus mais variados recursos. Desta forma, estimular-se-á a aprendizagem através da criatividade, dos sentidos e das emoções, proporcionando-se um melhor entendimento sobre as semelhanças e diferenças que marcam o nosso tempo e espaço e esses outros tão perto e, simultaneamente, tão distantes.
Esta oficina permitirá a quem visita a Sala da Arqueologia no Museu Municipal, uma melhor contextualização de parte dos conteúdos aí expostos (o imponente túmulo de Santa Marta, recipientes cerâmicos usados para cozinhar e conter alimentos, ferramentas em pedra para a exploração agrícola e florestal, de que são exemplo os elementos de foice, as mós, os machados e enxós, e o mundo simbólico inscrito sobre a pedra).